COMO FUNCIONA A BATERIA

A bateria de ácido-chumbo foi inventada por Gaston Planté em 1860 (Planté, 1860), período que remonta aos primórdios das células galvânicas. Desde a sua invençao até aos dias de hoje a bateria sofreu vários aprimoramentos tecnológicos, fazendo com que a bateria de ácido-chumbo continue a ser uma das baterias mais confiáveis do mercado, atendendo à vastidão dos sectores em que pode ser utilizada. Ela é usada como bateria de arranque e iluminação em automóveis, como fontes alternativas em sistemas "no breaks", em sistemas de tração para veículos e máquinas elétricas, etc.

A composição básica da bateria é essencialmente, chumbo, ácido sulfúrico e materiais plásticos. O chumbo está presente na forma de chumbo metálico, ligas de chumbo (Pb), dióxido de chumbo (PbO2) e sulfato de chumbo (PbSO4) imersos num electrólito com uma concentração de aproximadamente 27% a 37% de ácido sulfúrico (H2SO4). 

 

O funcionamento da bateria baseia-se na seguinte reação:

 

                         Pb + PbO2 + 2H2SO4         ----(descarga)---->          2PbSO4 + 2H2O

                              (-)       (+)        (eletrólito)      <-----(carga)-------            [(-)  (+)]    (eletrólito)

                                     

 

Sendo assim, na bateria existe um ânodo de chumbo e um cátodo de dióxido de chumbo. Durante a descarga tanto o

ânodo quanto o cátodo são convertidos a sulfato de chumbo. No processo de recarga o sulfato de chumbo é

convertido a chumbo e dióxido de chumbo, regenerando o ânodo e o cátodo, respectivamente. Nas baterias de arranque atuais, este material é suportado em grades de ligas de chumbo.

O chumbo tem sido utilizado pelo homem desde a antigüidade. Já era conhecido pelos antigos egípcios, tendo sido mencionado diversas vezes no Antigo Testamento  (Mellor, 1967). Era utilizado na fabricação de manilhas, tintas e cosméticos. Até há pouco tempo, foi utilizado em tubulações de água, revestimento de cabos elétricos, chapas para pias, tintas, vidros, projéteis bélicos, baterias, combustíveis, etc. No entanto, a descoberta de que o chumbo e seus derivados são danosos à saúde, fez com que seu uso fosse reduzido drasticamente, sendo hoje sua principal aplicação em baterias de chumbo-ácido.

TIPOS DE BATERIAS

  Bateria de Arranque

- A mais conhecida bateria foi projetada para oferecer grande quantidade de corrente por um curto período de tempo, necessário somente para dar partida a um motor a gasóleo ou gasolina, como por exemplo os motociclos, automóveis, autocarros, camiões,etc.

 

- A sua construção interior é composta por placas finas que permitem um fortíssimo pico de corrente, contudo estas baterias não podem ser totalmente descarregadas durante o seu uso, o alternador compensa estas fortes descargas requisitadas na ignição do veículo.

 

- Uma bateria de arranque pode durar vários anos, geralmente 2 a 4 anos.

 

- A nossa tecnologia de regeneração permite aumentar a sua vida útil para além desta duração.

  Bateria de Tracção

- Uma bateria de tracção ou ciclo profundo, foi projetada para oferecer quantidade constante de corrente por um longo período de tempo e são normalmente encontradas nos empilhadores elétricos, nos porta paletes elétricos, nas máquinas de elevação elétricas, máquinas varredoras, carrinhos de golfe, cadeiras elétricas, e muitos outros tipos de dispositivos.

 

- Também foi projetada para ser descarregada completamente várias e várias vezes (algo que arruinaria uma bateria de carro rapidamente). Para conseguir isso, uma bateria de ciclo profundo usa placas mais espessas. Toda vez que alta corrente (como uma partida de carro) for requisitada de uma bateria estacionária, irá diminuir a sua vida útil.

  Bateria Estacionária

- As baterias standby de células húmidas desenhadas para ciclos de descarga profunda são por norma utilizadas em sistemas de backup de grandes dimensões para abastecer centros de servidores, centrais de telecomunicações, sistemas de apoio à rede eléctrica, ou mesmo sistemas domésticos offgrid.

 

 - São usadas em situações de emergência como apagões.

Fazemos comércio e serviços de regeneração para todo tipo de baterias, aluguer de equipamentos

  • w-facebook

Vamos reduzir a pegada  ecológica